O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Poucos dias depois do segundo turno das eleições, a direção do PSOL estadual confirmou troca no comando e indicou para a presidência da sigla Gabrielle Tolotti, que é chefe de gabinete da deputada Luciana Genro. Ela substitui o vereador reeleito de Pelotas Jurandir Silva, que estava na função desde janeiro deste ano.
A mudança foi realizada em meio a debates promovidos pela diretoria estadual do partido juntamente com a executiva de Porto Alegre, que realizaram um balanço eleitoral interno e abordaram iniciativas políticas para o futuro.
Nas eleições de 2024, o PSOL ampliou sua bancada na Câmara Municipal da Capital de quatro para cinco parlamentares. Em Santa Maria, conquistou a primeira cadeira da sua história, com Alice Carvalho, que também foi a candidata mais votada na cidade. Já na Zona Sul, em Pelotas, além de manter a bancada de dois vereadores, o partido também integra a chapa que venceu a disputa pela prefeitura: Daniela Brizolara será vice-prefeita de Fernando Marroni (PT) a partir do ano que vem.
Gabrielle Tolotti é formada em Relações Públicas. Na eleição de 2014, disputou o cargo de vice-governadora na chapa encabeçada por Roberto Robaina (PSOL).
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.