Jornalista formada pela PUCRS, colunista de Política de ZH e apresentadora do programa Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha.

Para sair do papel
Notícia

Pimenta anunciará na Fiergs medidas para facilitar construção de porto em Arroio do Sal

Ministro participará de reunião-almoço na sexta-feira, a convite do presidente Claudio Bier

Rosane de Oliveira

Enviar email
Lucas Leffa / Divulgação
Pimenta recebeu Bier no seu gabinete em Brasília.

Empresários interessados em saber mais sobre o projeto de construção de um porto privado em Arroio do Sal serão convidados para a reunião-almoço da Fiergs, nesta sexta-feira (18), que terá a presença dos ministros da Comunicação, Paulo Pimenta, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Em reunião com o presidente da Fiergs, Claudio Bier, nesta quarta-feira (16), Pimenta combinou de anunciar medidas do governo federal para facilitar a construção do porto do Litoral Norte.  

Embora o porto seja privado, o governo federal precisa fazer a concessão da área, por meio da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), e liberar as licenças ambientais, que não são simples. Bier espera, também, que o governo federal entre com parte dos investimentos necessários em logística, para facilitar o acesso ao porto. 

Um investimento considerado necessário por empresários e políticos da Serra é a duplicação da Rota do Sol, uma rodovia estadual que levou décadas para ser construída. Como é sabido que o Estado não dispõe de recursos e que a obra é cara, seja pela geografia montanhosa no trecho da Serra do Mar, seja pela necessidade de preservação da flora e da fauna, a expectativa do presidente da Fiergs é de que a duplicação seja feita pelo setor privado, por meio de concessão, com cobrança de pedágio.  

— Se houver movimentação significativa de cargas, como haverá com a construção do porto, certamente vão aparecer interessados — diz o presidente da Fiergs.  

Alckmin, o conselheiro

Cadu Gomes / Divulgação
Bier também esteve no gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin.

No périplo por Brasília, Bier também esteve no gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Sempre gentil, Alckmin recebeu o empresário gaúcho como a um velho amigo. Começou aconselhando Bier a não olhar o celular logo que acorda. Como médico com especialização em anestesiologia e acupuntura, disse que ao acordar qualquer pessoa deve, primeiro, abrir a janela, inspirar o ar e acostumar os olhos à luz do dia. Depois acariciar alguém que ama — o cônjuge ou um cachorrinho de estimação — e só então olhar as mensagens acumuladas durante a noite.

Logo no início da conversa, Bier ouviu de Alckmin uma frase bem conhecida dos gaúchos: "Não tá morto quem peleia, presidente Bier"! A resposta de Bier veio com outro ditado gaúcho: "Nós empresários gaúchos lutamos nem que seja somente com a ponta da adaga". Os dois estavam falando sobre o período de reconstrução e das dificuldades pelas quais passam os empresários da indústria gaúcha passam após as enchentes.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00