Entre as principais capitais brasileiras, só o prefeito de Recife, João Campos (PSB), vive uma situação mais favorável do que Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro. A pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira (3) indica a reeleição de Paes no primeiro turno, com mais de 60% dos votos válidos.
Embora tenha sofrido uma pequena queda nas intenções de voto (de 59% para 54%), isso significa 63% dos votos válidos. O adversário mais próximo é o delegado Alexandre Ramagem, que tem 22%, cinco a mais do que no levantamento anterior.
Paes se beneficia da falta de candidatos competitivos. Note-se que o terceiro colocado, Tarcísio da Motta (PSOL), tem apenas 4% (eram 7% na pesquisa anterior). Os outros são o que se pode chamar de nanicos: Marcelo Queiroz (PP), tem 2%, Rodrigo Amorim (União Brasil), 1%, Cyro Garcia (PSTU), 1% e Juliete Pantoja (UP), 1%. Carol Spomza (Novo) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram.
O prefeito do Rio tem a seu favor uma administração muito bem avaliada e um índice de rejeição dos mais baixos: 21% contra 36% de Ramagem. De acordo com a mesma pesquisa, 46% dos cariocas avaliam o governo dele como bom ou ótimo e só 17% como ruim ou péssimo.
O Datafolha ouviu 1.106 eleitores entre 1º e 3 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e jornal Folha de S.Paulo . A margem de erro é de 2 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00823/2024.
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.