O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A cinco dias da eleição, o candidato do Novo em Porto Alegre, Felipe Camozzato, ganhou o reforço do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), na campanha. O mineiro participou de uma caminhada pelo Mercado Público durante a tarde, e à noite foi recepcionado por apoiadores em um bar do Quatro Distrito.
A agenda de Zema em solo gaúcho começou em Santa Maria, onde teve encontros de apoio ao candidato do Novo à prefeitura da cidade, Giuseppe Riesgo. O governador participou de ato com a militância pelo Calçadão Salvador Isaia ao lado de Riesgo, do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, cujo partido, o MDB, indicou a vice Magali Marques da Rocha na chapa.
Na chegada à Capital pela tarde, o governador mineiro aproveitou para gravar material de campanha para candidatos a vereador e prefeito, entre eles Maurício Scalco (PL), postulante ao cargo de prefeito de Caxias do Sul, que tem o Novo na coligação. Após as gravações, Zema se encontrou com militantes do Novo no Mercado Público, onde comeu um "pão de queijo gaúcho" e bebeu café ao lado de Camozzato.
— Com um cafezinho e um bom pão de queijo todo mundo se entende. Temos candidaturas muito qualificadas no Rio Grande do Sul e acredito que, com uma boa gestão, Porto Alegre vai avançar ainda mais, melhorando a vida da população — projetou Zema.
O candidato do Novo em Porto Alegre aposta na reta final para conquistar eleitores indecisos, e quer usar a gestão de Zema como "exemplo", caso seja eleito:
— Queremos ampliar a mobilização porque o eleitor ainda está pesquisando os candidatos agora na reta final. Zema é exemplo de que uma gestão séria, com pessoas técnicas e qualificadas em posição de liderança no governo, faz toda a diferença, e vamos repetir isso em Porto Alegre — disse Felipe Camozzato.
Eleito governador em 2018 com 71,8% dos votos no segundo turno, e reeleito em 2022 no primeiro, Zema é um dos principais líderes do Novo e potencial candidato dos liberais à Presidência em 2026.
Na sequência da agenda no Mercado, o governador mineiro foi recebido pela direção da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), para uma conversa sobre reformas nacionais consideradas fundamentais para favorecer o ambiente de negócios e a sustentabilidade fiscal.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.