O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Candidato a reeleição em Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) passou a explorar o apelido de "prefeito tatu" em materiais de campanha. Em inserção de rádio e televisão, que começou a veicular nesta terça-feira (10), Adiló ressalta as intervenções sendo realizadas em diversas regiões da cidade, e faz referência à denominação ao afirmar que "tá tudo sendo feito".
— Ao invés de me chamar de "tatu", me chame de "tá tudo sendo feito", "tá tudo sendo entregue", "tá tudo bem" — fala o prefeito, em convergência com o jingle elaborado:
"Sem aventura, 'tá tu', tá tudo sendo feito", diz o refrão.
A alcunha usada por caxienses e pelos opositores na eleição surgiu a partir de obras nas ruas da cidade que abrem buracos para instalação de encanamentos e galerias pluviais.
Desde 2023, o prefeito argumenta que as obras são necessárias para evitar problemas, e que, apesar do apelido, é impossível fazer melhorias sem abrir buracos.
— Graças ao "prefeito tatu", como me chamaram, a área urbana suportou razoavelmente a enchente — afirmou Adiló, no início de junho.
A propaganda foi gravada em frente à obra de acesso ao bairro Planalto, na BR-116, que começou em novembro de 2023. Após ser paralisada durante o período de chuvas em maio, a empreiteira responsável não retomou as atividades e teve seu contrato encerrado pela prefeitura no final de julho. Um asfaltamento provisório foi feito pelo Executivo para garantir o acesso ao bairro.
Também citada pelo prefeito Adiló no material, a remodelação viária que melhora o acesso ao bairro Desvio Rizzo enfrentou o mesmo problema e foi abandonada pela empresa contratada. Em junho, o Executivo anunciou que finalizaria a execução por meio da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), autarquia municipal responsável pela coleta de lixo e execução de obras na cidade.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.