O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
De última hora, o União Brasil de Canoas fechou acordo com o PL e vai indicar Rodrigo Busato a vice. Ele é filho do deputado federal, ex-prefeito e presidente estadual do União, Luiz Carlos Busato. Os liberais escolheram, no dia 23 de julho, o vereador Airton Souza como candidato a prefeito. Uma reunião na manhã desta segunda-feira (5) com os presidentes estaduais das siglas selou a parceria.
O encontro foi na sede estadual do PL, em Porto Alegre. A família Busato foi recebida pelo presidente dos liberais gaúchos, deputado federal Giovani Cherini, além do próprio Airton Souza e dos parlamentares Luciano Zucco e Bibo Nunes. Também confirmado na aliança, o Progressistas foi representado pelo presidente estadual, deputado Covatti Filho.
A confirmação do apoio deve aparecer na convenção do União Brasil em Canoas, marcada para as 18h desta segunda — é o último dia permitido pela legislação eleitoral para que os partidos decidam sobre seus futuros.
O presidente municipal, Sérgio Ricardo Spiercart, o Côca, não fala oficialmente sobre o apoio ao PL. O material de divulgação do evento cita que "entre os itens da pauta, está a escolha dos candidatos a vereador", sem fazer referência a nomes para o Executivo.
No final de junho, a sigla chegou a ensaiar a indicação de Germano Dalla Valentina, assessor de Luiz Carlos Busato em Brasília, para disputar a prefeitura. Antes disso, a coluna trouxe a informação de que o União aproximou-se do prefeito Jairo Jorge (PSD), que não recebeu apoio da nominata de vereadores do partido. Uma tentativa de aproximação com outras siglas também não prosperou.