O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Uma iniciativa do governo federal vai garantir que parte dos alimentos utilizados em hospitais universitários federais seja adquirido da agricultura familiar. A ação vai começar pelo Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), e o compromisso com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será firmado às 19h desta quarta-feira (31), na própria universidade.
A instituição de Santa Maria vai ser a primeira vinculada a uma universidade federal a garantir que pelo menos 30% do recurso que é destinado à compra de produtos alimentícios seja aplicado na agricultura familiar. O projeto será realizado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Iniciativa semelhante é realizada pelo Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre, que já adquire alimentos da agricultura familiar. O projeto que se inicia agora vai levar pela primeira vez os produtos para hospitais universitários, com o objetivo de expandir para instituições semelhantes em todo o país.
Um grupo de trabalho será formado para planejar e organizar ações no HUSM, entre elas uma chamada pública para aquisição de alimentos de cooperativas da agricultura familiar gaúcha, destinados ao hospital.
De acordo com o presidente da Conab, Edegar Pretto, a iniciativa dá aos produtores familiares acesso aos mercados institucionais.
— Os agricultores terão garantia de compra dos seus produtos e o hospital terá acesso a alimentos frescos e saudáveis para preparar as refeições aos pacientes, acompanhantes, residentes e funcionários. Esse é o conceito ampliado de saúde, que também envolve a alimentação, que queremos estimular em todo o país.
Nos planos da Conab, outros dois hospitais federais gaúchos devem ser os próximos a participar da ação: de Rio Grande e de Pelotas. O Hospital de Santa Maria foi o primeiro escolhido por conseguir dar início às compras da agricultura familiar de forma imediata.