Atual secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel formalizou a intenção de concorrer a prefeito de Santa Maria. Como os secretários estaduais só precisam deixar o cargo para concorrer quatro meses antes da eleição, Fantinel só deve deixar a secretaria em junho.
Como é deputado estadual, Fantinel retornará à Assembleia. Se depender do MDB, a vaga dele na secretaria ficará com o suplente Carlos Búrigo, que hoje ocupa a cadeira de deputado.
O anúncio da candidatura de Fantinel foi feito em seu escritório político e contou com a presença do presidente em exercício da legenda, professor Antônio de Lemos, dos vereadores emedebistas Adelar Vargas e Rudys Rodrigues, bem como de dirigentes partidários do MDB e de possíveis siglas aliadas ao projeto.
As primeiras palavras de Beto como pré-candidato foi de que Santa Maria “merece o melhor” e por isso aceitou o chamado do partido e de forças importantes do município para disputar a eleição de outubro.
Feltes fica na Secretaria da Agricultura
O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, segue no cargo e com domicílio eleitoral em Campo Bom. A candidata do MDB em Novo Hamburgo será a ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha, com aval da prefeita Fátima Daudt.
Zanchin diz que reeleição de Melo é prioridade
Com a meta número 1 de reeleger Sebastião Melo em Porto Alegre, a primeira visita oficial de Vilmar Zanchin como presidente do MDB gaúcho foi ao prefeito. Acompanhado do seu vice-presidente, ex-senador José Fogaça, e do secretário-executivo do Diretório Estadual, Sérgio Severo dos Santos (Chico), Zanchin reforçou o compromisso.
O presidente destacou que a eleição na capital se reflete positivamente em todo o Rio Grande do Sul. Hoje o MDB conta com 138 prefeitos, 119 vices e 1.156 vereadores em todo o Estado.
Granpal sob nova direção
Eleito na segunda-feira para comandar a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, assume o cargo no dia 1º de abril, em substituição a Leonardo Pascoal, de Esteio.
Mobilidade urbana e a saúde pública são os temas que mais preocupam os prefeitos da região, de acordo com Maranata.
—Outro ponto importante será a autoridade metropolitana, onde vamos debater temas relevantes para as cidades — adianta.