A meta de chegar a 50% das escolas estaduais de Ensino Médio com aulas em tempo integral, anunciada pelo governador Eduardo Leite na campanha de 2022, ainda está distante, mas em 2024 serão mais 93 espalhadas por diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Com essas 93, o Estado chegará a 18% da rede. Hoje, são 111 escolas de Ensino Médio em tempo integral (10% do total). Em 2022, era somente 1%.
A oferta de aulas em tempo integral também foi uma das sugestões apresentadas pela Assembleia Legislativa para qualificar a educação no Rio Grande do Sul. É consenso entre os especialistas ouvidos pelos deputados que, sem aumentar a carga horária, não há como preparar os alunos para o Enem, o vestibular e a vida.
Desde que chegou ao Rio Grande do Sul, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, tem a ampliação do tempo integral como uma de suas metas, por entender que isso realmente modifica a vida dos estudantes, de suas famílias e da sociedade.
— Nossa proposta é trabalhar a formação integral dos estudantes, conectada à realidade deles e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais — diz a secretária.
A Assembleia acrescentou um ingrediente a mais nessa receita: a conexão com o desenvolvimento regional. Os dois objetivos são convergentes, já que parte do currículo é focado em projeto de vida, mentoria, estudo orientado, práticas experimentais e projeto de corresponsabilidade social.
Estudos mostram que o jovem que fica mais tempo na escola desenvolvendo atividades que qualifiquem a sua vida têm salário médio mensal 18% maior que alunos formados no Ensino Médio regular. Os egressos do ensino integral trabalham mais frequentemente em setores com alta qualificação e têm maior presença nas áreas de educação e de saúde.
Considerando os ganhos de renda para cada indivíduo, o benefício social para cada jovem que teve acesso à educação integral equivale a 2,7 vezes o seu custo, informa a Secretaria da Educação.
ALIÁS
Poucas vezes o Executivo e o Legislativo estiveram tão sintonizados em um tema como estão agora em relação à educação. Por isso, a expectativa é de que a aprovação dos projetos seja relativamente fácil.