Famílias que perderam praticamente tudo na enchente do Rio Taquari, em setembro, receberam nesta quinta-feira (26), vouchers de R$ 2,5 mil para comprar móveis e eletrodomésticos. Foram beneficiadas 225 famílias em situação de vulnerabilidade, identificadas pelos assistentes sociais nos municípios.
A ação é do Instituto Moinhos Social, ligado ao Hospital Moinhos de Vento. O repasse atenderá famílias de Muçum, Encantando e Roca Sales, três das cidades mais atingidas pelo desastre.
Moradora de Muçum, Nádia dos Santos Silva, de 57 anos, foi uma das beneficiadas.
— Mesmo com um pouco de medo, não quero sair daqui. É minha casa, minha família inteira é de Muçum. Estávamos sem geladeira, usando uma emprestada. Só tenho a agradecer, hoje temos coisas que não tínhamos antes da enchente. Graças a Deus, aos poucos, vamos nos reconstruir — contou Nádia.
O CEO do hospital, Mohamed Parrini, visitou o Vale do Taquari e viu de perto a situação das famílias.
— Nos mobilizamos e nos comovemos desde o primeiro dia. Além da campanha de arrecadação em dinheiro, mobilizamos nossos voluntários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, do Instituto Moinhos Social, que se deslocaram ainda em 7 de setembro para atuar na linha de frente das cidades atingidas. Tudo isso em linha com nosso propósito de cuidar das pessoas — reforçou Mohamed.