A marca Sesi Com@Ciência, que comporta mais de uma leitura, poderia ser chamada de “Sesi Consciência” neste ano. É que a já tradicional mostra de trabalhos científicos que seria realizada nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Eventos da Fiergs, foi cancelada para ajudar na recuperação da educação nos municípios atingidos pela enchente no Vale do Taquari.
O dinheiro e os recursos humanos que seriam empregados no evento serão destinados às cidades afetadas. A decisão da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) justifica a releitura da mostra como “Sesi Consciência” pela coluna.
Desde que o Vale do Taquari foi arrasado pela enchente, o Sesi enviou oito unidades móveis (seis de saúde e duas odontológicas) para prestar atendimento à população, em uma parceria com o governo do Estado e prefeituras.
Mais de 30 profissionais, entre dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais estão à disposição em Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Venâncio Aires.
As entidades que compõem o Sistema FIERGS doaram até o momento mais de 1,3 mil itens incluindo mesas, cadeiras e eletrônicos, para escolas e centros de saúde da região do Vale do Taquari.
A mostra Sesi Com@Ciência que estava, originalmente, concentrada em um evento presencial, passará por uma descentralização. As palestras e oficinas foram mantidas nas datas marcadas (10 e 11 de outubro), mas transferidas para o Instituto Sesi de Formação de Professores, em Porto Alegre. Já os projetos dos alunos serão apresentados na segunda quinzena de novembro, no Sesi Canoas, juntamente com o festival de robótica.