Foi no dia 11 de agosto de 2017 que a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), inaugurou o Pacto pela Paz, reunindo as principais instituições da cidade em um ambicioso projeto de combate à violência. Não se tratava de simplesmente atacar as consequências, mas de agir nas causas e envolver todos os atores sociais que poderiam contribuir para reduzir os índices de criminalidade.
Formulado pelo Instituto Cidade Segura, que tem no comando Alberto Kopittke e Tâmara Biolo Soares, dois estudiosos do tema segurança pública, o Pacto Pelotas pela Paz começava pela integração dos órgãos de segurança, mas envolvia as entidades empresariais, as escolas, os clubes e as instituições públicas em geral.
Nestes seis anos, os índices de criminalidade baixaram e, às vésperas do aniversário, a prefeitura recebeu uma boa notícia: a empresa MySide, responsável pela elaboração do anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, concluiu que Pelotas está em quarto lugar no ranking nacional entre os municípios com 200 mil a 500 mil habitantes. O estudo foi feito a partir do cruzamento de dados do Ministério da Saúde e do IGBE.
A MySide é uma empresa especializada em serviços e tecnologia com a missão de ajudar pessoas que buscam comprar um imóvel.
A ideia de criar este relatório nasceu da pergunta frequente de seus clientes:
"Qual é a cidade mais segura para eu comprar um imóvel e morar?".
— Mais relevante que o reconhecimento ao nosso trabalho, da cidade inteira, é o que significa termos chegado no primeiro lugar no Estado e no quarto do país. É a perspectiva de um futuro melhor, porque uma cidade que vive em paz se desenvolve melhor, tem mais possibilidades de educação, saúde, geração de empregos, uma cidade onde as pessoas possam se realizar, ser mais felizes — comentou a prefeita.