O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Deputada federal lésbica em primeiro mandato, Daiana Santos (PCdoB-RS) registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal, nesta terça-feira (22), após receber e-mail com ameaça de estupro. A mensagem anônima foi recebida pela parlamentar no último dia 14.
Conforme a deputada, o autor da ameaça escreveu que poderia ir até a casa da parlamentar para realizar o "estupro corretivo", que seria uma "terapia" que "cura o homossexualismo feminino".
Daiana acredita que o ataque seja coordenado, uma vez que outras parlamentares lésbicas receberam mensagens com o mesmo teor.
— É uma tentativa nítida de intimidação e de fazer nós, mulheres lésbicas legitimamente eleitas, recuarmos na nossa luta por direitos. Essa ação criminosa só mostra a importância da nossa atuação e da necessidade e comprometimento do Estado brasileiro com a garantia da proteção da vida da população LGBTQIA+. Não iremos nos calar — afirma Daiana.
A queixa foi registrada na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou Com Deficiência (Decrin), em Brasília.
De acordo com Daiana, também receberam ameaças de estupro a deputada estadual de Minas Gerais Bella Gonçalves (PSOL) e a vereadora do Rio de Janeiro Monica Benicio (PSOL).