O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Empossado em janeiro como vice-governador, Gabriel Souza já exerceu o cargo máximo do Estado por mais de um mês ao longo deste ano. Nas ausências de Eduardo Leite, Gabriel contabiliza 34 dias como governador em exercício do Rio Grande do Sul até esta segunda-feira (31), quando devolverá o cargo ao titular, que retorna da missão à Argentina.
O vice-governador assumiu a titularidade pela primeira vez entre os dias 14 e 22 de janeiro, quando Leite viajou para participar do Fórum Econômico de Mundial, na Suíça. Em maio, foi governador do dia 5 ao dia 14, quando o tucano liderou a missão gaúcha aos Estados Unidos.
As duas últimas substituições foram neste mês, no período em que Leite esteve novamente nos Estados Unidos (entre os dias 8 e 17) e viajou à Argentina (entre os dias 27 e 31).
Além da relação de confiança entre os dois, testemunhada diariamente por assessores, a interinidade frequente também tem o condão de conferir protagonismo ao vice-governador, potencial candidato ao Piratini em 2026.
Nos períodos como governador em exercício, ele tem aproveitado para participar de feiras, exposições e reuniões no interior do Estado. No sábado (29), Gabriel recebeu o título de cidadão do município de Alegria, na região central, se reuniu com prefeitos e vereadores da região do Alto Jacuí e participou da abertura da 6ª VolksFest, em Quinze de Novembro.
Para além da missão representativa, está aos cuidados de Gabriel o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), que reúne projetos estratégicos e de visibilidade do governo, como o South Summit, o Todo Jovem na Escola, que paga bolsa a estudantes carentes, e as mudanças no sistema de transporte metropolitano.
Sucessão no PSDB
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, é primeiro nome que desponta para substituir o deputado federal Lucas Redecker no comando do PSDB gaúcho. No sábado (29), Paula recebeu um manifesto oficial de apoio do PSDB Agro, segmento do partido dedicado ao agronegócio.
O documento exalta qualidades da prefeita e ressalta que ela tem "completa afinidade" com o projeto de partido liderado por Eduardo Leite, presidente nacional do partido e "possível candidato à presidência da República em 2026".
A convenção que definirá o comando do partido para o biênio 2023-2025 está prevista para o mês de outubro.
Julgamento das contas
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) marcou para a sessão de quinta-feira (3) o julgamento das contas de 2021 do governador Eduardo Leite. O processo foi pautado a pedido do conselheiro relator, Renato Azeredo.
No julgamento, o pleno do TCE decide se emitirá parecer favorável ou desfavorável à aprovação das contas. A decisão final caberá à Assembleia Legislativa.
Em parecer, o Ministério Público de Contas (MPC) recomendou a emissão de parecer desfavorável. Um dos argumentos do órgão é de que foram aplicados irregularmente R$ 2,47 bilhões em recursos do Fundeb, sobretudo em despesas de cunho previdenciário.
Na berlinda
Será retomado na terça-feira (1º) pelo Tribunal Regional Eleitoral o julgamento do caso do vereador de Porto Alegre Alexandre Bobadra (PL), que havia sido interrompido na sessão do dia 20 de julho. Bobabra foi cassado em primeira instância por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação social nas eleições de 2020, mas pôde recorrer no cago. Ele nega ter praticado irregularidades.