O jornalista Carlos Rollsing colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Não bastasse o massacre em Blumenau, o prefeito de Vacaria, Amadeu Boeira (PSDB), conta que a Guarda Municipal abordou, recentemente, um jovem na porta de uma escola e encontrou com ele uma faca. O gestor decidiu comprar detectores de metal para colocar na entrada de 12 escolas de Ensino Fundamental. Os equipamentos, ao estilo dos utilizados em aeroportos, serão adquiridos de uma empresa de Caxias do Sul, com investimento total de R$ 319,2 mil.
A prefeitura fará a aquisição com dispensa de licitação e a documentação será encaminhada nesta semana. A fornecedora sinalizou que precisará de 60 dias para fazer a entrega. Até lá, Boeira destacou 17 guardas municipais para a tarefa de guarnecer as escolas.
O prefeito admite que será necessário adaptar a rotina para o uso dos detectores. Ele menciona como exemplo a determinação para que os alunos deixem as tesouras nas salas de aula, mas há outros detalhes que podem dificultar o acesso às escolas, como chaves, garrafas térmicas metálicas e aparelhos de celular.
Os detectores de metais podem ter eficácia limitada, considerando que um aluno disposto a cometer um ataque pode obter objeto cortante por sobre os muros de escolas ou através de grades. Os colégios não são fortalezas. As nuances mostram que, tão importante quanto as medidas de segurança, são as iniciativas de prevenção e identificação de jovens radicalizados, com atenção para a saúde mental.
Equipe formada
Está definida a nova diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), uma das principais estruturas da União no Rio Grande do Sul. Em assembleia geral, na sexta-feira (14), foi formalizado o nome do advogado e economista Gilberto Barichello como presidente.
O futuro diretor técnico será o médico Luis Felipe Benassuly. Para a diretoria administrativa e financeira, foi escolhido o ex-secretário estadual de Planejamento João Motta, que presidiu o GHC no primeiro governo Lula. Será criada uma terceira diretoria, voltada à inovação, gestão do trabalho e educação. Para o cargo, foi indicada Quelen Tanize Alves da Silva, servidora de carreira do hospital.
Atendimento
Diretor administrativo e financeiro do GHC entre 2003 e 2016, o novo presidente, Gilberto Barichello, almeja produzir, até o final do ano, um diagnóstico sobre a situação atual da instituição.
Com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), serão avaliadas a capacidade instalada, o fluxo de trabalho e os recursos tecnológicos disponíveis. Com os dados em mãos, Barichello pretende traçar metas para ampliar o atendimento.
– Pela minha experiência, tenho certeza de que podemos produzir muito mais e oferecer mais acesso no atendimento de saúde à população, em quantidade e qualidade – afirma.
Sem sondagem
O PSDB de Porto Alegre contestou nota da coluna, publicada na edição de final de semana, sobre a suposta tentativa da sigla de filiar a vereadora Mari Pimentel, eleita pelo Novo. Em nota, os tucanos disseram que a interlocução partidária é realizada exclusivamente pelo presidente do partido na Capital, Moisés Barboza, e pelo vereador Gilson Padeiro, líder da bancada na Câmara. O PSDB afirma que nenhuma sondagem foi feita à vereadora, “inclusive por respeito e postura ética na relação entre as siglas”.
O vereador Tiago Albrecht (Novo) também se declarou surpreso com a nota a respeito da possibilidade de a sua correligionária Mari Pimentel migrar para o PSDB devido a problemas de relacionamento. “Além de líder da bancada do partido, nossos gabinetes têm amplo entrosamento”, afirma Albrecht, em nota.
Mirante
Na quarta-feira (19), o ex-deputado estadual Adão Villaverde receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, principal honraria da Assembleia Legislativa. Villa será condecorado por proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT).
***
O PV reconduziu Marcio Souza para a função de presidente da sigla no Rio Grande do Sul. A decisão, unânime, foi tomada em convenção no sábado (15).