Empenhados em tirar do papel obras que vão melhorar a infraestrutura na Grande Porto Alegre e adjacências, os prefeitos da Região Metropolitana estão estruturando um comitê institucional que vai reunir políticos, empresários e membros da sociedade civil e representantes do governo federal. O objetivo é demonstrar força política para convencer o governo Lula a tirar do papel obras de interesse da região, como a extensão da BR-448, a Rodovia do Parque.
Nesta segunda-feira (6), o presidente da associação dos municípios da Região Metropolitana, Rodrigo Battistella, tratou do assunto em Brasília com o ministro Paulo Pimenta, único gaúcho no primeiro escalão federal. Prefeito de Nova Santa Rita, Battistella (PT) ressalta que a ideia é reunir representantes de diferentes partidos e segmentos sociais para defender objetivos em comum.
— Queremos todo mundo participando, independentemente da bandeira partidária. Temos de andar todos juntos, do mesmo lado, para que possamos tornar o Estado mais atrativo para os investimentos — explicou.
Além da extensão da BR-448 até Portão, que já foi colocada na lista de prioridades do governo, os prefeitos apontam a necessidade de a União tirar do papel as melhorias estruturais necessárias na BR-116. Outra pauta em comum é a recuperação do transporte público metropolitano.
Battistella pretende reunir desde prefeitos e vereadores dos municípios interessados até associações comerciais e entidades representativas. O governo do Estado também será convidado a integrar o colegiado.
O prefeito viajou a Brasília acompanhado do diretor executivo da Granpal, Eduardo Fagundes, e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Nova Santa Rita, Juliano Furquim. Ele também cumprirá agendas em outros ministérios e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) antes do retorno, previsto para quarta-feira (8).