Mais um líder petista decidiu sair da neutralidade e declarou apoio a Eduardo Leite, acompanhando Tarso Genro e Olívio Dutra. Agora é o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, ex-prefeito de Bagé.
Em Bagé, Lula, Edegar Pretto e Olívio foram os candidatos mais votados no primeiro turno eleitoral. Mainardi, deputado estadual reeleito, foi, também, o candidato a deputado estadual mais votado na cidade. É com este capital político que o PT bageense decidiu indicar voto em Eduardo Leite.
— Não se trata de identidade programática, mas de uma visão de longo prazo, em defesa da democracia e da tolerância política. Aqui em Bagé, conhecemos muito bem como se comporta o bolsonarismo na prática, com fake news, violência e corrupção — disse Mainardi.
O deputado Mateus Wesp (PSDB), líder do governo, esteve na cidade para receber o apoio.
Além do PT, outros nove partidos participaram do ato.
Lula fez 34.767 votos em Bagé, Olívio 27.780 votos e Pretto 23.741 votos. Leite ficou em terceiro com 23,19% dos votos.
A cidade elegeu dois deputados estaduais: Mainardi que fez 20.114 votos, sendo o mais votado pelos bageenses, e Adriana Lara (PL).
Irmã do prefeito Divaldo Lara e do deputado cassado Luis Augusto Lara, Adriana fez 14.961 votos, sendo a segunda mais votada em Bagé.