Discípulo do ex-governador Leon Brizola desde a juventude, o candidato do PDT a governador, Vieira da Cunha, aproveitou a reunião regional do partido em Carazinho, ontem, para buscar inspiração na figura do líder morto em 2004.
Pela manhã, Vieira foi ao Distrito de São Bento, onde Brizola nasceu, conhecer o monumento erguido em homenagem ao líder trabalhista. É uma construção simples, de cimento, ornada com uma foto amarelada de Brizola e uma placa em bronze.
— Fui em busca de inspiração para o início da campanha na terra do nosso líder — disse Vieira, que anualmente visita o túmulo do ex-governador em São Borja, por ocasião do aniversário do falecimento.
Vieira não será o único a se apresentar como herdeiro do legado de Brizola na eleição. O vereador Pedro Ruas (PSOL), vice de Edegar Pretto (PT), chegou a trocar a foto de sua página no Facebook por uma do final dos anos 1990, em que aparece com Brizola e com o ex-governador Olívio Dutra, que agora será candidato ao Senado.
Ruas foi não só admirador mas uma espécie de “faz tudo” do velho caudilho no Rio Grande do Sul. Uma de suas histórias mais engraçadas é da vez que Brizola o encarregou de ir ao Aeroporto Salgado Filho dizer ao então governador do Rio, Anthnoy Garotinho, que ele não era bem-vindo ao Estado. Suando frio, Ruas deu o recado e Garotinho retornou ao Rio sem cumprir a agenda prevista.