O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A prefeitura de Canoas apresentou nesta quarta-feira (27) uma proposta para manter o valor da passagem de ônibus no município em R$ 4,80. De acordo com o cálculo da Secretaria de Transportes e Mobilidade, o preço da passagem aumentaria para R$ 5,30 caso fosse considerada a elevação do custo com diesel e o reajuste dos rodoviários, por exemplo.
Para evitar um aumento, a prefeitura propõe aplicar recursos do município e congelar o valor da tarifa. O projeto de lei deve ser enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias.
O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, destaca que a decisão de manter o preço da passagem está relacionada com a crise enfrentada pelo setor de transporte nos últimos anos e as dificuldades econômicas causadas pela pandemia.
— Vamos trabalhar fortemente para buscar a redução dos custos e a melhoria da qualidade do transporte, com maior oferta de linhas e horários para atrair mais passageiros — afirma Nedy.
O estudo sobre o preço da passagem foi apresentado pela área técnica ao prefeito, nesta quarta-feira, e comunicado à concessionária Sogal, que opera o sistema de ônibus no município.
A proposta da prefeitura de Canoas prevê custear 50% da gratuidade da passagem de estudantes e professores. Além disso, o executivo municipal se compromete a pagar 50% do valor da segunda passagem gratuita, que permite aos passageiros fazer uma segunda viagem sem custo no intervalo de 90 minutos. Para o passageiro beneficiado com as gratuidades, o valor irá continuar igual.