Desde que o senador Tasso Jereissati se retirou da disputa na prévia do PSDB, a candidatura do governador Eduardo Leite vem conquistando terreno no Nordeste. Nesta sexta-feira (29), Leite ganhou o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias. De acordo com o jornal Tribuna do Norte, além do prefeito, todo o grupo político dele declarou voto em Leite na prévia marcada para 21 de novembro.
Conforme a rádio 98FM, de Natal, Dias ressaltou que vai apoiar Eduardo Leite nas prévias tucanas em nome da construção de uma candidatura ao Planalto que rompa com o radicalismo das discussões políticas no país.
— As pessoas não suportam mais essa política de ataques e agressões. Eu não vou condenar ninguém, eu não vou falar mal de ninguém. Não precisa falar mal dos outros. Os que nos antecederam, os que ficaram para trás, cumpriram outras missões. Fizeram as partes deles. A política é um conjunto de ideias que têm que ser a síntese das aspirações e desejos populares. A política não pode ser o fomento permanente à intriga, ao ódio, ao radicalismo, às brigas — disse o prefeito, segundo a emissora.
O jornal Agora RN informou que Leite fez críticas ao ex-presidente Lula e ao presidente Jair Bolsonaro:
— Na eleições de 2018, tivemos o segundo turno e tínhamos duas opções, uma que quebrou o Brasil, que não era um bom exemplo de democracia e que comprava deputados com dinheiro vivo, e ameaçava a regulamentação da imprensa. Do outro lado, tínhamos o Bolsonaro, que não é exemplo para ninguém, com muitos problemas de manifestações antidemocráticas, e que não respeita a convivência pacífica. Então vamos trabalhar para que não haja esse segundo turno (entre Lula e Bolsonaro). O segundo turno geraria um acirramento ainda maior na polarização, então vamos trabalhar para que não haja — afirmou Leite.
A executiva do PSDB do Rio Grande do Norte já havia declarado apoio a Leite há duas semanas. O governador gaúcho tem hoje a maioria dos diretórios e tenta conquistar espaço em São Paulo. No território de Doria, obteve o apoio de aliados do ex-governador Geraldo Alckmin, que está de saída de PSDB por desentendimento com o governador paulista.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.