Com o cancelamento do desfile cívico-militar de Sete de Setembro em todo o país, por orientação do Ministério da Defesa, o serviço de inteligência da Secretaria da Segurança Pública no Rio Grande do Sul está monitorando os preparativos para as manifestações de defensores do governo Jair Bolsonaro. Somente depois de ter a dimensão dos protestos é que o secretário Ranolfo Vieira Júnior e o comando da Brigada Militar definirão o efetivo que estará nas ruas no dia da Independência.
O assunto foi discutido na reunião do Gabinete de Crise, nesta quarta-feira (25), comandada por Ranolfo. O governador Eduardo Leite participou por videoconferência, já que tinha compromissos em Brasília. No meio da reunião, o chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Rocha Lopes , ligou para o comandante militar do Sul, general Valério Stumpf, para se certificar de que o desfile estava mesmo cancelado.
Stumpf confirmou que, por causa da pandemia de covid-19, está mantida a orientação do Ministério da Defesa de não realizar o tradicional desfile cívico-militar. No ano passado, o evento foi cancelado pelo mesmo motivo.
Sem desfile oficial, as preocupações se voltam para a manutenção da lei e da ordem nos protestos de 7 de setembro. Ranolfo diz que, em princípio, as forças de segurança vão trabalhar como fazem em qualquer manifestação, para garantir a integridade dos participantes e da população em geral e a preservação do patrimônio público e privado.
O vice-governador salienta que, como qualquer cidadão, os brigadianos têm direito de professar sua ideologia, desde que isso não extrapole para a atuação profissional:
— Tenho confiança no profissionalismo da nossa Brigada Militar, uma instituição que está acima das questões políticas e ideológicas.
O respeito à disciplina e a hierarquia, lembra Ranolfo, estão na base da Brigada Militar e explicam a confiança dos gaúchos na instituição.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.