O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Ao contrário do que ocorre em Porto Alegre, a prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, exigirá o passaporte sanitário para pessoas que quiserem participar de eventos presenciais públicos. A primeira experiência se dará na Semana Farroupilha, quando o município pretende organizar apresentações musicais no Parque Eduardo Gomes.
Somente poderão participar do evento pessoas que tenham se vacinado, no mínimo com a primeira dose, e que se submetam ao teste para a covid-19 no dia em que pretendem frequentar o parque. Ao todo serão 11 noites de shows, do dia 10 ao dia 20 de setembro. O regramento será submetido nos próximos dias ao governo do Estado e aos prefeitos da região covid à qual Canoas pertence, que precisam autorizar a realização.
— As pessoas que não quiseram tomar a vacina fizeram sua escolha, mas para acessar uma atividade pública, com investimento público em cultura, será exigida uma regra comum da sociedade que é a vacina — diz o prefeito Jairo Jorge (PSD).
Para evitar aglomerações durante os shows, a prefeitura vai montar uma estrutura para separar o público por núcleos familiares. Até cinco pessoas da mesma família poderão ocupar um dos 60 "camarotes" de 4mx2m durante o espetáculo, e só poderão se ausentar para ir ao banheiro. Alimentos e bebidas serão pedidos pelo celular.
O secretário da Cultura, Wolmar Pinheiro Neto, diz que haverá até três espetáculos por noite. Por se tratar de um evento público, quem quiser participar terá de se inscrever no site da prefeitura. A ocupação será por ordem de manifestação de interesse.
— A orientação é de que as pessoas cheguem de uma a duas horas antes da apresentação para fazer a testagem, e levem a carteira de vacinação indicando que receberam ao menos a primeira dose — diz Pinheiro Neto.
A prefeitura também criará um regramento para a ocupação dos piquetes instalados no Parque Eduardo Gomes. Não será permitida aglomeração e cada espaço poderá receber um número limitado de frequentadores.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.