A jornalista Juliana Bublitz colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Companheira do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, há quase três décadas, Valéria Leopoldino, 59 anos, brinca ao dizer que não é apenas primeira-dama, mas “primeira voluntária”. No último sábado (16), usando máscara, luvas e vestindo o uniforme de trabalho dos garis, a publicitária pisou na lama e ajudou a recolher duas toneladas de lixo na orla do Guaíba. Ela diz que foi uma ação simbólica e "cheia de cuidados".
— Não hesitei. Recebi com maior carinho e com muito respeito a roupa do DMLU e falei: vou vestir. Me senti bem, sem demagogia, e me coloquei no lugar desses profissionais que todos os dias recolhem nosso lixo, que sentem na pele a falta de consciência de parte da população. Precisamos mudar isso. Foi um choque ver aquela quantidade de sujeira. Tinha bicicleta, sapatos, batons, capacete e muito plástico — diz Valéria, que promete ser “pau para toda obra”.
Pelos próximos quatro anos, ela garante que pretende participar de mais ações do tipo. Quer estar nas ruas para ouvir as pessoas e ajudar no que for possível.
— Se a gente não tentar, cada segundinho da nossa vida, ser uma pessoa melhor, qual é o sentido? Não faço isso para posar para foto. Eu sou assim, sempre fui e não vou mudar — garante Valéria.