O mapa preliminar do distanciamento controlado para a próxima semana terá 11 regiões em bandeira vermelha e 10 em bandeira laranja. Nenhuma região está em bandeira preta, que representa alto risco epidemiológico.
Na comparação com o mapa atual, as regiões de Cachoeira do Sul, Canoas, Guaíba, Ijuí, Santa Rosa, Novo Hamburgo, Taquara e Cruz Alta tiveram classificação de risco reduzida, da bandeira vermelha para a laranja. Por outro lado, a região de Cachoeira do Sul passará da cor laranja para a vermelha.
As regiões de Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Capão da Canoa, Santo Ângelo, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Lajeado permanecem na bandeira vermelha. Já as áreas de Pelotas e Bagé se mantiveram em laranja.
O novo mapa, correspondente à 39ª semana do distanciamento controlado, valerá entre os dias 2 e 8 de fevereiro. Como se trata da versão preliminar, as prefeituras e as associações regionais podem encaminhar recursos para abrandar a cor das bandeiras. O mapa definitivo será divulgado pelo governo do Estado na próxima segunda-feira (1º).
As 19 regiões que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar protocolos próprios, compatíveis com o nível de restrição da bandeira anterior. No caso de áreas com bandeira vermelha, por exemplo, os protocolos podem ser flexibilizados até o nível de bandeira laranja.
Apenas as regiões de Guaíba e Uruguaiana ainda não contam com sistema de cogestão e, por isso, devem seguir os protocolos definidos pelo governo estadual.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.