A necessidade de evitar aglomerações desafiou a Rádio Gaúcha a encontrar um formato inovador para o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre, tradição que será mantida apesar da pandemia. Em vez de lotar o estúdio, como nas edições anteriores, ou de adotar o formato virtual, a opção foi pelo modelo de drive-in. O debate está confirmado para 28 de setembro, primeiro dia útil de campanha eleitoral, a partir das 8h10min, no espaço do Gaúcha Atualidade.
Todos os candidatos serão convidados, incluindo os que não preenchem a exigência da Lei Eleitoral para participação obrigatória. Cada um ficará dentro do próprio carro, no estacionamento do Grupo RBS, na Rua Zero Hora, com um microfone sem fio. O mediador, jornalista Daniel Scola, comandará o debate do Estúdio Móvel, estacionado em frente aos carros dos candidatos.
Cada concorrente poderá levar apenas um assessor no carro e só poderá sair do veículo no intervalo para ir ao banheiro. Em vez de receber o som de retorno pelo rádio, como nos filmes e shows de música, o candidato receberá um fone de ouvido. O cronômetro aparecerá em telões instalados no estacionamento.
— O debate com candidatos à distância tiraria um pouco do clima desses encontros, que é o olho no olho, a presença física, o embate mais próximo. Nosso time encontrou uma maneira de fazer um debate fora do formato convencional que possa oferecer um pouco deste clima mesmo em um ano marcado pela pandemia — opina Scola.
— O ano está nos impondo muitas dificuldades, mas também dá oportunidade de fazer coisas diferentes. Esse formato será uma delas, sempre mantendo a essência da Gaúcha, de debater ideias e soluções para a comunidade — completa a editora-chefe da Rádio Gaúcha, Andressa Xavier.