O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Pré-candidato a prefeito de Guaíba pelo PDT, o empresário Marcelo Maranata recebeu o apoio do PRTB, partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Apesar de ter anunciado veto a coligações com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, o diretório do PDT não deve interferir nas negociações locais.
Maranata terá como candidata a vice a vereadora Claudinha Jardim, que é filiada ao DEM e abriu mão de disputar a prefeitura para integrar a chapa do empresário. Claudinha é próxima do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
À coluna, o presidente estadual do PDT, Ciro Simoni, disse que a proibição, orientada por uma resolução do diretório nacional, faz referência a políticos que conduzam a campanha “colados à imagem de Bolsonaro”. Segundo ele, esse não é o caso do município da Região Metropolitana.
— A resolução não proíbe coligações como essa de Guaíba. Nesse caso, são pessoas que se afinam, embora estejam em partidos diferentes. As peculiaridades municipais às vezes são difíceis de compreender para quem olha de fora — disse Simoni.
O presidente do PDT garantiu, no entanto, que o veto a composições com candidatos que cultuem abertamente a imagem de Bolsonaro segue em vigor.
Maranata, que já concorreu a prefeito em 2012 e em 2016, tentará quebrar a hegemonia do PTB em Guaíba, que dura desde 2008. O atual prefeito, José Sperotto, será candidato a reeleição.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.