Em um esforço derradeiro para reduzir as resistências à proposta de reforma tributária, o governador Eduardo Leite protagonizou nesta sexta-feira (11) uma transmissão ao vivo, por múltiplos canais, com mais de duas horas e meia de duração. O evento lembrou as intermináveis aparições de Cristina Kirchner na TV estatal argentina, quando era presidente.
Organizada em formato de talk show, com Leite no papel de apresentador e 16 participantes em modo remoto, a live reuniu depoimentos de empresários, economistas e integrantes dos governos estadual e federal. Foi transmitida pela TV, na página do governo do Facebook e no YouTube.
Até o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, mandou uma gravação a favor da reforma. Presidentes da Fiergs, Farsul e Fecomércio deram depoimentos, alguns com apoio explícito, como Daniel Randon, outros com ressalvas, caso de Gilberto Petry. Nenhuma voz frontalmente contrária à proposta teve espaço.
No Facebook, foram 51 mil visualizações. No YouTube, pouco mais de mil assistiram à transmissão. Na TVE, não se tem ideia da audiência. Leite começou dizendo que gostaria de desfazer mitos e desmontar versões mentirosas sobre a proposta. Os depoimentos eram intercalados por intervenções de Leite, reprisando a apresentação feita na maratona de encontros pelo Interior e em reuniões virtuais e presenciais com deputados, jornalistas e empresários.
Confira a lista de participantes:
- Nelson Leitão Paes, secretário interino de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap) do Ministério da Economia, auditor fiscal da Receita Federal e doutor em Economia pela Universidade de Brasília (Unb)
- Isaías Coelho, professor da FGV e especialista em estudos sobre distribuição de renda no Brasil
- Marciano Testa, fundador do Agibank
- Marco Aurelio Cardoso, secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul
- Sérgio Gobetti, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
- Bernard Appy, economista e um dos mentores da reforma tributária nacional (depoimento gravado)
- Daniel Randon, empresário e CEO da Randon
- Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio
- Gilberto Petry, presidente da FIERGS
- Mauro Bellini, presidente da Marcopolo
- Gedeão Pereira, presidente da Farsul
- Fábio Giambiagi, especialista em finanças públicas
- Gustavo Montezano, presidente do BNDES (depoimento gravado)
- Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul
- José Barroso Tostes Neto, secretário especial da Receita Federal (depoimento gravado)
- Cláudio Allgayer, presidente da Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS