De bombacha, camisa branca e lenço vermelho no pescoço, o vereador Ricardo Daneluz (PDT) tomou posse como presidente da Câmara de Caxias do Sul nesta quinta-feira (2). Em seguida, passou o cargo para o 1º vice-presidente, Paulo Périco (MDB), e assumiu o cargo de prefeito.
Daneluz vai comandar a prefeitura por apenas sete dias. No próximo dia 9, devolve o cargo para Flavio Cassina (PTB), que será eleito pelos vereadores para completar o mandato de Daniel Guerra (Republicanos), afastado do cargo às vésperas do Natal. Cassina é candidato único na eleição indireta.
Nos poucos dias em que ficará à frente da prefeitura, Daneluz quer trabalhar na reconstrução de pontes com diferentes entidades e com os municípios vizinhos, destruídas pelo ex-prefeito.
— Não podemos deixar a cidade parar. Sabemos que há muitas reclamações sobre o volume de processos parados, especialmente os de licenciamento, que fizeram Caxias perder investimentos. Vamos desburocratizar.
Por serem apenas sete dias, Daneluz sabe que seu espaço de atuação será limitado, mas quer trabalhar para que Caxias recupere o tempo perdido. Nesta sexta-feira (3), às 7h30min, o prefeito interino terá reunião com a equipe de transição para definir as tarefas mais urgentes. Se depender da vontade de Daneluz, uma das decisões de Guerra mais criticadas pelos caxienses será revertida: a transferência do município para a região das Hortênsias.
— Ainda não sabemos se é possível fazer isso imediatamente, mas o sentimento da comunidade é de que Caxias deve voltar a fazer parte da Região da Uva e do Vinho.
O prefeito interino também quer conversar com o governador Eduardo Leite para tratar do Aeroporto de Vila Oliva, para ver qual é a melhor forma de concretizar a parceria entre Estado e município.
Aos 30 anos, Daneluz está no primeiro mandato de vereador. Em 2016, foi eleito com 1.919 votos. Agropecuarista, formado em Hotelaria, fez mestrado em Turismo e Hospitalidade na Universidade de Caxias do Sul. Sua experiência política é escassa: foi subprefeito do distrito de Vila Oliva de 2013 a 2016.
Em seu perfil no site da Câmara, informa que seu principal objetivo como vereador é "incentivar a produção e o turismo na área rural caxiense, além de estimular a permanência do homem no campo".
Pela manhã
A posse de Ernani Polo (PP) na presidência da Assembleia será às 9h30min de 3 de fevereiro, para não atrapalhar o fim de semana dos convidados e permitir que todos possam assistir à troca de comando no Tribunal de Justiça à tarde.
Mirante
Mal começou 2020 e os aprovados nos concursos para a Susepe, a Polícia Civil e a Brigada Militar retomaram a pressão sobre o governo do Estado nas redes sociais pela nomeação imediata. Os mais mobilizados são os agentes penitenciários.