
Assustados com as pesquisas que apontam o risco de não ter um candidato no segundo turno, líderes de partidos de centro lançaram manifesto pregando a unidade.
O documento de oito páginas, com a assinatura de políticos e intelectuais como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi lido nesta terça-feira (5) no Salão Verde da Câmara, em ato com a presença de líderes de partidos como PSDB, DEM, MDB, PPS, PSD e PTB. A ex-governadora Yeda Crusius é uma das idealizadoras do movimento.
A fragmentação do centro em várias candidaturas favorece o crescimento de Jair Bolsonaro (PSL) à direita e do ex-presidente Lula (PT) à esquerda, mesmo estando preso em Curitiba.
O centro-direita tem pelo menos sete nomes lançados: Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo), Henrique Meirelles (MDB), Flávio Rocha (PRB), Álvaro Dias (Podemos) e Rodrigo Maia (DEM).
O “Manifesto por um Polo Democrático e Reformista” encampa propostas da esquerda e da direita, para tentar conquistar eleitores de Lula e de Bolsonaro. Prega, por exemplo, a continuação do Bolsa Família – menina dos olhos do PT – e postura firme na segurança pública, com “tolerância zero” com o crime organizado, duas bandeiras do candidato do PSL.