São cada vez mais concretas as possibilidades de uma aliança entre o PSDB e o PTB na eleição de outubro. O namoro pode evoluir para noivado já na próxima semana.
Discretamente, o pré-candidato do PSDB ao Piratini, Eduardo Leite, vem conversando com líderes do PTB sobre um projeto de coligação que envolveria o governo do Estado, o Senado, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.
A chapa seria encabeçada por Leite, tendo o delegado Ranolfo Vieira Jr. como vice.
Líderes do PSDB e do PTB acreditam que, se conseguirem selar uma aliança nos próximos dias, será mais fácil atrair o PP. O sonho dos dois é ter Ana Amélia em uma das vagas do Senado. A outra ficaria para um quarto parceiro.
Os defensores de uma chapa formada por Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Jr. para o Piratini sustentam que ela seria competitiva porque os dois têm perfis que se completam. Leite seria a cara nova da eleição e Ranolfo, embora novato na política, tem uma sólida carreira na segurança, prioridade absoluta dos eleitores. Hoje, na Assembleia, PTB e PSDB somam nove deputados.
Aliás
O ensaio de aliança entre o PSDB e o PTB favorece a aprovação das propostas referentes à adesão do RS ao regime de recuperação fiscal. Eduardo Leite é favorável à aprovação da autorização e das emendas que acabam com a exigência de plebiscito para vender a CEEE, a CRM e a Sulgás.