A chapa dos sonhos da cúpula do PMDB gaúcho tem o governador José Ivo Sartori como candidato à reeleição, em 2018, com um vice do PSDB e o apoio do PP. Nessa construção imaginária, a senadora Ana Amélia Lemos seria a candidata da chapa a uma das vagas do Senado.
A segunda vaga ficaria para outro partido aliado, de preferência o PSB, com Beto Albuquerque. O desejo dos aliados de Sartori é ter ainda o PTB e o PSD, deixando isolados o PDT, com Jairo Jorge, e o PT com seus aliados da esquerda. Só falta combinar com os russos.
Lealdade
No discurso que fez na posse de Luis Roberto Ponte na Sociedade de Engenharia, Sartori falou como candidato. Defendeu as mudanças que vem fazendo, disse que às vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois à frente e elogiou a lealdade do vice José Paulo Cairoli.
Prioridades do PP
A direção do PP confirma que a sua prioridade número 1 é a reeleição da senadora Ana Amélia Lemos, mas garante que a candidatura ao Piratini não está descartada. O presidente Celso Bernardi diz que o PP vem conversando sobre alianças com diferentes partidos, como PMDB, PSDB, PSD e PSB, e intensificará a análise com outras siglas. Entre elas, PTB, DEM, PRB e Solidariedade.
Leia mais:
Posse na Sociedade de Engenharia vira evento político
Pronto para o combate, Collares enfrenta um inimigo sorrateiro
Peças da sucessão estadual começam a se movimentar