O deputado federal Pepe Vargas será o novo presidente do PT no Rio Grande do Sul. Eleito com 323 votos de delegados do partido, Pepe venceu a disputa com Ary Vanazzi, atual líder estadual, e com o ex-deputado Ivar Pavan. Ao todo, foram 578 votos. O pleito ocorreu neste domingo durante o 6º Congresso da legenda, em Porto Alegre.
À coluna, o ex-prefeito de Caxias do Sul elogiou a gestão atual e disse que há pouca divergência sobre os rumos do partido tomados até agora.
– Não estamos propondo a descontinuidade do que se vinha construindo. O Ary fez uma gestão que temos concordância, o PT gaúcho tomou posições importantes de divergência do que se vinha atuando nacionalmente – disse Pepe, se referindo ao quase apoio do PT à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ), à presidência da Câmara.
O deputado federal assumirá o posto na metade do mês que vem. A principal tarefa de Pepe é viabilizar um resultado diferente das eleições do ano passado, quando o PT fracassou na disputa de diversas prefeituras. A missão é encontrar, até 2018, um candidato forte e alinhado com os interesses dos gaúchos.
Em junho, os petistas daqui apresentarão resoluções ao congresso nacional, pedindo, principalmente, o apoio para a convocação de eleições diretas.