Em um almoço na churrascaria Na Brasa, em Porto Alegre, o presidente estadual do PDT, deputado Pompeo de Mattos, e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, acordaram a data para a filiação do ex-petista: 6 de dezembro. Segundo o parlamentar, a assinatura da ficha ocorrerá no encontro do diretório estadual, na sede do PDT, na Capital.
Jairo pediu a desfiliação do PT na última quarta-feira. Em carta ao diretório, havia afirmado que, naquele momento, não pretendia filiar-se a outro partido. No documento, o prefeito fez uma autocrítica e abordou a renovação do quadro de políticos dentro da sigla.
– Deveríamos receber com humildade o recado das urnas. A população nos reprovou, com derrotas em cidades onde sempre tivemos excelentes resultados – reconheceu. – Decidi sair do PT por dois motivos: primeiro, porque considero que minha capacidade de interferência no âmbito partidário está esgotada; segundo, por entender que os encaminhamentos que estão sendo dados não levarão a uma efetiva renovação do partido – concluiu.
Líderes do PDT no Estado e no país apoiam a indicação de Jairo Jorge para ser candidato do partido ao governo do Estado em 2018. Oficialmente, a legenda não confirma a informação.
Pompeo afirma que deputados estaduais do PDT conversam sobre um possível desembarque do governo Sartori, que proporá, neste fim de ano, um pacote de ajuste financeiro à Assembleia. O presidente estadual da sigla diz que é orientação partidária o voto contra a privatização de estatais. Aos outros projetos, não há indicação de postura.