Com a proximidade das eleições municipais, o governador José Ivo Sartori assinou, nesta quarta-feira, a exoneração de pré-candidatos integrantes do primeiro e segundo escalões do governo. O prazo legal para a saída do cargo público é até esta quinta-feira, dia 2 de junho.
Quem foi exonerado, conforme o Diário Oficial do Estado:
Miki Breier (PSB), exonerado do cargo de secretário estadual do Trabalho. A partir desta quarta-feira, assume sua cadeira de deputado na Assembleia Legislativa. A retomada do cargo viabiliza sua candidatura à prefeitura de Cachoeirinha, em outubro.
Daiçon Maciel da Silva (PMDB), exonerado do cargo de presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia. Com 70 anos de idade, Daiçon foca a partir de hoje sua candidatura à prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. O ex-integrante do governo Sartori já foi prefeito e vice-prefeito da cidade, vereador, é mestre em engenharia civil e ex-professor universitário.
Luciano Silveira (PMDB), exonerado do cargo de diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). Tem 36 anos e disputa pela segunda vez a prefeitura de Osório. Luciano é comerciante e empresário e foi vereador no município.
Rossano Gonçalves (PDT), exonerado do cargo de diretor institucional do Detran. Com 53 anos, o ex-deputado estadual concorre novamente à prefeitura de São Gabriel.
Os secretários da Educação, Vieira da Cunha (PDT), e da Administração, Edu Oliveira (PSD), serão exonerados nesta quinta-feira, último prazo legal para a saída do cargo. Vieira deverá ser candidato à prefeitura de Porto Alegre e Edu à prefeitura de Santana do Livramento.