Em reposta à nota "Tributo à irrelevância" divulgada nesta terça-feira, o deputado Vilmar Zanchin (PMDB) defendeu a importância do projeto de lei que torna a cidade de Marau a "capital gaúcha do Karatê".
A coluna publicou seis projetos de lei da Assembleia e da Câmara de Vereadores de Porto Alegre com relevância duvidosa e que estão prontos para votação em plenário. Zanchin afirma que o Karatê não é um tema familiar para toda a população gaúcha, mas tem importância para os atletas e para a comunidade de Marau.
Leia a justificativa do deputado:
"Na nota “Tributo à Irrelevância”, publicada na coluna “Política +”, do jornal Zero Hora no dia 19 de abril de 2016, a jornalista Rosane de Oliveira classifica como de “relevância duvidosa” o PL264/2015, que objetiva declarar o município de Marau como a “capital gaúcha do Karate - Do tradicional”. Sobre isso, enquanto autor do projeto, gostaria de esclarecer o seguinte:
1. O projeto é resultado de uma demanda da sociedade. O gabinete atendeu a um pedido da Associação Shobu-kan de Karate-Do, de Marau, e da Federação Gaúcha de Karate-Do;
2. Nos projetos sociais, a Associação Shobu-kan de Karate já atendeu centenas de crianças e adolescentes;
3. Marau compõe 80% da Seleção Gaúcha de Karate, conquistou 181 títulos estaduais por equipe; 31 títulos nacionais por equipe, além de campeonatos Sul-Brasileiros, Pan-Americanos e Mundial, com 12 títulos Internacionais conquistados em 28 anos.
Compreendemos o fato de que não é um tema familiar a toda a população gaúcha, mas consideramos que classificar o projeto como “de relevância duvidosa” é degradante para os atletas e para a comunidade de Marau. Além disso, a existência do nosso projeto não interfere na velocidade de tramitação dos demais textos protocolados na casa.
Atenciosamente,
Vilmar Zanchin
Deputado Estadual".