Em tratativas para levar o espetáculo Nas Sombras do Coração para Recife, o diretor Camilo de Lélis deparou com a famosa frase do autor de O Coração das Trevas na sensacional oficina-ateliê do artista plástico Francisco Brennand na capital pernambucana. O romance do escritor Joseph Conrad (1857 – 1924), que contém a expressão "O horror! O horror!", foi fonte de inspiração tanto para o filme Apocalypse Now (1979), do diretor norte-americano Francis Ford Coppola, quanto para a peça radiofônica As Trevas Risíveis, do dramaturgo alemão Wolfram Lotz – que Camilo rebatizou como Nas Sombras do Coração.
A montagem é uma farsa épica que conta a história de dois soldados alemães (Diego Acauan e Marco Sório) viajando por um grande rio em meio à selva do Afeganistão à procura de um oficial renegado (Zeca Kiechaloski) que enlouqueceu. No elenco estão ainda Denizeli Cardoso, Luis Franke, Fabrízio Rodrigues, Jorge Foques, Diego Steffani e Fernando Ochôa.
A peça volta em cartaz em Porto Alegre para uma única apresentação no dia 12 de agosto, no Theatro São Pedro. Ingressos à venda na bilheteria do teatro a partir de segunda-feira (24).