A programação musical deste mês do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440) vai destacar um dos instrumentos mais característicos da nossa música popular: a viola caipira. No sábado, às 17h, a cravista Patricia Gatti e o violeiro e compositor Ricardo Matsuda vão lançar em Porto Alegre o disco O Cravo e a Rosa.
O repertório do duo é composto por canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Baden Powell, Edu Lobo, Chico Buarque, Milton Nascimento, Hermeto Paschoal e Guinga, que ganham novas leituras e arranjos – assim como um antigo canto de peregrinação, uma ciranda brasileira e um prelúdio de J.S. Bach, adaptado para viola caipira solo.
Leia também
Sueco Adam Evald se apresentará na Capital no próximo dia 24
Segunda edição do Sesc Centro Instrumental rolará esta semana em Porto Alegre
Já no dia 22, às 20h, o violeiro Yassir Chediak apresenta-se pela primeira vez na Capital. Filho do cineasta Braz Chediak e primo do produtor musical e violonista Almir Chediak, o carioca é um dos responsáveis pela preservação da viola de 10 cordas.
Como autor de trilhas sonoras e ator, Yassir participou de filmes e novelas – tendo emplacado, por exemplo, uma versão do clássico Anunciação, de Alceu Valença, na novela Paraíso e Aroma que Inebria em Morde e Assopra. Divulgando seu quarto álbum, chamado Mundo Afora (2015) – que conta com a participação de Sérgio Reis –, o músico prepara-se agora para encarar a primeira turnê nos Estados Unidos, ainda neste ano.
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
Quando: 10/6, às 17h, e 22/6, 20h
Ingressos: R$ 40
Ponto de venda: pelo site institutoling.org.br ou no local do evento.