O crítico musical e guru Juarez Fonseca contou aqui para a coluna que FAFÁ DE BELÉM passou quatro dias em Porto Alegre no início deste mês especialmente para gravar sua participação no novo e mais ambicioso projeto do poeta LUIZ CORONEL (ambos na foto acima): o CD-book Memoráveis parcerias – Cantos de Leontina das Dores, em que o gaúcho reunirá a íntegra de seu trabalho como letrista musical, que começou na 2ª Califórnia da Canção Nativa, em 1972. No disco, encartado no livro, a cantora paraense interpreta os 10 cantos da principal personagem feminina da obra de Coronel – com arranjos orquestrais de Alexandre Ostrovski e com o maestro Evandro Matté regendo uma orquestra formada por instrumentistas da Ospa e da Orquestra Unisinos-Anchieta, além de músicos convidados, como Renato Borghetti.
Leia também
Liniker e os Caramelows lançam seu primeiro disco, "Remonta"
Domingos Montagner: peça do POA em Cena terá sessão para homenagear ator
Trailer de "Animais noturnos", com Amy Adams e Jake Gyllenhaal, é divulgado
A ligação da obra de Coronel com Fafá é antiga: em seu primeiro álbum, de 1976, a intérprete gravou a antológica Gaudêncio Sete Luas, enquanto no segundo registrou a não menos bela Cordas de espinho – ambas parcerias com Marco Aurélio Vasconcellos.
– Enfim consigo reunir os 10 cantos, alguns com 40 anos de existência, como os três que participaram das primeiras Califórnias – disse Coronel a Fonseca.
Os Cantos de Leontina das Dores receberam melodias de Sérgio Rojas, Raul Ellwanger, Airton Pimentel, Marlene Pastro e Isabela Fogaça – além de Marco Aurélio Vasconcellos, principal parceiro do poeta. Já as letras das canções regionais, feitas com esses e outros 30 músicos, estão no capítulo que dá título ao livro, Memoráveis parcerias. O livro será ilustrado por obras dos artistas plásticos Nelson Jungbluth, Nelson Boeira Faedrich, Danúbio Gonçalves, Clébio Sória e Antonio Soriano. A previsão de lançamento é para novembro.