A limpeza do meio-fio na Avenida Ipiranga, próximo à esquina com a Silva Só, tem provocado congestionamentos além do normal, em horários de pico, em Porto Alegre.
A coluna registrou funcionários da Cootravipa, a serviço do DMLU, com cones, deixando o trânsito em meia-pista, às 9h30min da última segunda-feira. O serviço irritou motoristas que passavam pelo local. Além de obrigar que os carros mudassem de pista, provocando engarrafamentos, os cones de sinalização, colocados pelos trabalhadores estavam muito próximos do local de roçada, o que gerava risco à segurança dos mesmos.
A coluna questionou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) sobre o horário do trabalho. Leia a resposta:
"Devido ao bloqueio no cruzamento com a Rua Ramiro Barcelos para as obras de recuperação da ponte sobre o Arroio Dilúvio, o trabalho, que estava previsto para a semana passada foi reagendada, a fim de amenizar o impacto no trânsito durante os primeiros dias da medida. No entanto, explica o órgão, o trabalho foi retomado na avenida após reclamações registradas no sistema 156 com relação à vegetação alta, que estaria atrapalhando a visão dos motoristas.
Lamentamos o transtorno, porém reiteramos a necessidade da execução deste serviço de utilidade pública no planejamento atual. Contamos com a compreensão e a cooperação de todos com as ações prestadas por este departamento", diz.
Questionado se o trabalho não poderia ser feito em turnos com menor movimento, o DMLU afirma:
"Os serviços essenciais de limpeza são planejados para atender todas as vias da cidade periodicamente. Por executarem atividades de saúde pública, as equipes realizam as ações conforme a programação definida pela Diretoria de Limpeza e Coleta do DMLU para cada local. As atividades de limpeza urbana, como varrição e corte de grama, ocorrem conforme o cronograma estabelecido pela área técnica, mas com a determinação de causar o menor impacto possível no trânsito. Por questões de visibilidade e segurança dos garis, a contratada necessita atuar nas vias em horário comercial. Algumas avenidas são limpas diariamente. Outras, em dias alternados. Já a roçada é realizada mensalmente."
A coluna também questionou a EPTC sobre a interrupção parcial da pista feita pelos trabalhadores. A resposta:
"Para garantir a segurança é permitido durante o trabalho de limpeza que a Cootravipa faça bloqueios momentâneos dentro de um perímetro que garanta a segurança dos trabalhadores e permita a realização do trabalho. Esses bloqueios são pontuais e em geral de meia-pista. Em relação aos horários dos trabalhos e locais de execução esse cronograma é montado pelo DMLU".
O órgão esclarece que o trabalho não pode ser executado a noite, por questões de segurança para quem está fazendo o serviço.