No auge da tragédia climática em Porto Alegre, com o centro administrativo municipal e o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) alagados, a cúpula do Executivo precisou se mudar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), no bairro Três Figueiras, uma área alta da Capital. O episódio demonstrou a necessidade de se montar um Centro de Monitoramento e Contingência Climática no prédio, que entra em operação nesta quinta-feira (26) na sede da pasta.
Localizada logo abaixo do gabinete do secretário Germano Bremm, a área contará com salas com monitores que irão receber, por exemplo, os dados aferidos pelos novos sensores que irão medir o nível do Guaíba e dos arroios da cidade e informações das estações meteorológicas. O local conta com um auditório para 105 lugares e com moderna tecnologia.
A secretaria também está lançando edital no valor de cerca de R$ 1 milhão para a contratação de uma empresa que irá prestar serviços para monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico de Porto Alegre. A empresa contratada deve disponibilizar equipe de oito profissionais, entre geólogo, hidrólogo e meteorologistas.