O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja no próximo final de semana para Nova York onde participará da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo, Lula é um dos primeiros a discursar na Cúpula do Futuro. Entre diversos assuntos, como Venezuela, combate à fome, desigualdade, e o combate a crise climática.
Contudo, o Brasil vive um dos piores momentos no enfrentamento do clima, com seca e queimadas se alastrando há dias por diversas regiões. Para Andrea Santos, professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o que está acontecendo no país pode descredibilizar a fala do presidente.
— É algo que põe em risco. Os líderes de todo o mundo vão estar apresentando as suas ações para combater as mudanças climáticas e entendemos que temos um déficit bem grave — comenta a professora.
Conforme ela, apesar de que o governo tem alcançado bons índices no desmatamento, há ações orquestradas e criminosas que estão gerando queimadas no país.
— Esses eventos extremos estão cada vez mais graves e passa uma certa mensagem que o Brasil não se preocupou com a fiscalização e controle, que não fez prisões e multas. Provavelmente Lula vai ser questionado sobre isso.
Para a professora, Lula precisará mostrar liderança no processe.
— Primeiro de tudo precisa fazer o dever de casa. E precisa evidenciar uma tomada de ação imediata, mostrar as ações no combate ao desmatamento e avanços no Plano Clima. E precisa reconhecer as falhas e mostrar interesse em resolver.
Autoridade climática
Nas últimas semanas, o Planalto discute a criação de uma Autoridade Climática para capitanear os esforços do país contra as mudanças climáticas. Andrea acha importante a criação do cargo para atuar nos combates aos incêndios no país.
— Tem de ser alguém ligado a Casa Civil e tem que ser técnico. Então, um cientista com capacidade política, com capacidade de planejamento.
Leia aqui outras colunas.