O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A comitiva de especialistas holandeses, que esteve o Rio Grande do Sul em junho para observar as inundações em Porto Alegre, irá apresentar nesta segunda-feira (19) os resultados e análises dos efeitos da enchente e possíveis ações para prevenir futuros episódios na Capital.
A comitiva é formada por especialistas do programa de Redução de Risco de Desastres (Disaster Risk Reduction - DRRS) dos Países Baixos, vinculado à Agência Empresarial Holandesa (Netherlands Enterprise Agency - RVO).
Entre as ações em Porto Alegre, o grupo visitou comportas, casas de bombas e diques para analisar as estruturas atuais no sistema de proteção. Os pesquisadores também conversaram com a população dos bairros mais afetados.
Para construir o relatório, o grupo ouviu técnicos e representantes dos governos municipal, estadual e federal, além de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
No encontro, também será apresentada a programação da conferência de cocriação: "Repensar o Sistema de Proteção contra Enchentes no Delta Metropolitano de Porto Alegre". O evento ocorre de 20 a 22 de agosto. Mais de 10 especialistas de diversas organizações holandesas estarão presentes.
Leia aqui outras colunas.