O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou nesta sexta-feira (10) que os brasileiros possivelmente sairão da Faixa de Gaza neste sábado (11). Em mensagem a jornalistas nesta tarde (noite no Oriente Médio), ele afirmou:
— Se as ambulâncias puderem sair amanhã (sábado), os estrangeiros também sairão, inclusive nossos brasileiros.
O diplomata refere-se às ambulâncias que transportam feridos de Gaza para hospitais do Egito e que têm prioridade na saída pela passagem de Rafah.
Nesta sexta-feira, o grupo de 34 brasileiros foi incluído na lista para a evacuação do território palestino, mas, enquanto aguardava para ingressar na fronteira, a passagem foi fechada pelo Egito. Segundo Candeas, apenas cinco ambulâncias passaram e dezenas ficaram retidas no norte de Gaza.
- Há notícias de forte presença militar israelense e combates ao redor de hospitais, o que impede ou dificulta a saída de ambulâncias - disse.
O embaixador condiciona a saída dos brasileiros e demais estrangeiros da lista ao deslocamento, primeiro, dessas ambulâncias retidas.
O diplomata afirma ainda que seu pessoal está todo mobilizado para prestar apoio aos brasileiros.
— Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos em poucos minutos todos para lá — disse.
O grupo permaneceu em Rafah, vilarejo próximo ao posto. Apenas Hasan preferiu voltar a Khan Younes. Conforme Candeas, o caso de Jamila, avó de Shahed Al-Banna, cujo nome não estava na lista divulgada pela manhã, foi resolvido.
A embaixada brasileira em Tel Aviv, Israel, conseguiu autorização junto à agência de segurança israelense para que ela também deixe o território.