A proximidade entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul torna a integração da infraestrutura física um dos principais focos da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país vizinho. O brasileiro chega à capital uruguaia nesta quarta-feira (25) na segunda parte de sua primeira viagem internacional desde a posse. Lula esteve em Buenos Aires entre domingo (22) e terça-feira (24) para reuniões com o presidente argentino, Alberto Fernández, e para participar da sétima reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).
A pauta da integração física entre Brasil e Uruguai, a ser discutida nesta quarta (25) em Montevidéu com o presidente Luis Lacalle Pou compreende a implantação da hidrovia Uruguai-Brasil, o principal projeto bilateral. A iniciativa contempla via fluvial-lacustre que conecta a Lagoa Mirim, compartilhada pelos dois países, à Lagoa dos Patos, passando pelos portos de Pelotas e Rio Grande, chegando a Porto Alegre. A concretização da hidrovia é fundamental para reduzir prazos e custos de transportes e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.
Outras pautas da reunião entre os dois presidentes - e que interessam ao Rio Grande do Sul - são as ligações físicas entre os dois países. Lula deve tratar com Lacalle Pou o tema da construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, entre os municípios de Jaguarão e Rio Branco, e a restauração da estrutura antiga, a travessia histórica Barão de Mauá. Além disso, os dois governos devem conversar sobre a reativação da conexão ferroviária entre Santana do Livramento e Rivera.
Ao lado da agenda de interconexão física, Lula e Lacalle Pou irão dialogar sobre intercâmbio de energia - o governo brasileiro atribui a essa parceria a mitigação dos efeitos da crise hídrica que afetou os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do país em 2021.
O comércio Brasil-Uruguai em 2022 totalizou US$ 4,8 bilhões, valor 22% superior ao alcançado no ano anterior (US$ 3,8 bi). O crescimento deveu-se ao aumento, no período, de 40% das exportações (US$ 2,9 bi) e 1% das importações (US$ 1,8 bi), resultando em superávit de US$ 1,1 bi na balança comercial. O Brasil é o segundo destino das exportações uruguaias - atrás da China - e o primeiro fornecedor de produtos ao país vizinho.
Entre os principais produtos exportados pelo Brasil, em 2022, estão veículos para passageiros (8%), veículos de transporte (5,5%) e carne bovina (3,9%) e suína (3,1%). O Brasil importa malte (13%), veículos de transporte (12%) e laticínios (10%), entre outros produtos.
Uma das preocupações do governo Lula é com o fato de o Uruguai estar negociando um tratado de livre-comércio com a China fora do âmbito do Mercosul. Se assinado, o acordo pode inviabilizar o Mercosul, prioridade da agenda externa brasileira.