Exemplo de controle da pandemia desde que o coronavírus aportou na Europa, Portugal tem se consolidado como modelo de vacinação e lidera a corrida mundial pela imunização.
Segundo o site Our World in Data, da Universidade de Oxford, o país registra 85,21% da população completamente imunizada. Os dados são de 27 de setembro, e tudo indica que os números sejam superiores. Assim, o país europeu é o que apresenta o maior percentual de população imunizada com duas doses no planeta, tendo superado os Emirados Árabes Unidos, em setembro. Os dados do país do Golfo Pérsico registram 83,35% (números da segunda-feira, 4).
Portugal começou a se distanciar de seus pares europeus no início de agosto. No dia 3 daquele mês, por exemplo, já ultrapassava a vizinha Espanha, computando 61,78% da população com as duas doses. A Espanha, naquele dia, registrava 59,50% da população com o ciclo completo da imunização. Hoje, país contabiliza 78,61%.
Hoje, na Europa, apenas duas nações se aproximam de Portugal: Malta, pequeno território ilha perto da costa da Sicília, que tem 81,71% da população com as duas doses, e Islândia, com 80,53%.
Potências europeias, como a Alemanha, chega a no máximo 64,15% da população com as duas doses. França está um pouco melhor: 66,11%. A Itália, onde o coronavírus chegou pela primeira vez à Europa, em 2020, contabiliza nesta terça-feira (5), 68,3% da população com as duas doses.
Países de fora da Europa que inicialmente começaram muito bem aparentemente atingiram um teto. É o caso de Israel, que conta com 64,41% da população completamente imunizada, e Estados Unidos, com 55,24%.
Uruguai e Chile, na América do Sul, mantêm regularidade: o primeiro registra 74,07% da população com as duas doses, e o segundo, 73,71%.
Nesta terça-feira (5), o Brasil registra 43,9% da população com o ciclo completo da imunização.