Em meio à pandemia de coronavírus, Tóquio realizou os Jogos Olímpicos. Além do show dentro das quadras, campos e pistas, houve aspectos que foram além do esporte: manifestações políticas de atletas, infectados pela covid-19, ausência de público, etc.
Quando o mundo começar a falar das próximas Olimpíadas, em Paris, em 2024, esperamos, como humanidade, estarmos em uma situação bem diferente. Se tudo der certo, a pandemia será passado, e os Jogos na capital francesa prometem ser uma espécie de renascimento após esse período de trevas.
Serão também uma oportunidade para Paris conectar passado e presente, uma vez que o evento estará alinhado com temas ambientais. Em 2015, a cidade sediou a conferência das Nações Unidas na qual foi celebrado o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. E a competição deve ser marcada como uma Olimpíada "verde".
Também será o primeiro grande evento internacional desde aquele 2015 em que a cidade ficou marcada por duas séries de atentados - contra a Charlie Hebdo e, depois, a trágica noite em que extremistas começaram os ataques no Stade de France e espalharam o terror por vários bairros centrais, chegando à casa de espetáculos Bataclán.
O capítulo desta sexta-feira (13) da série O mundo em 3 minutos mostra como Paris já está se preparando para o evento, que, entre outras características, trará competições para bem perto do público (esperamos, com aglomeração e sem pandemia) e dos lindos cartões-postais da Cidade Luz.