O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, parece ter aprendido uma lição de marketing político com o presidente russo, Vladimir Putin: nesta quarta-feira (16), a agência de notícias oficial norte-coreana divulgou imagens do líder cavalgando em meio a um campo nevado, em imagens com forte tom épico.
O líder do Kremlin também é conhecido por posar para as câmeras exercitando-se, caçando ou conhecendo equipamentos militares (veja mais abaixo):
No caso norte-coreano, Kim veste sobretudo marrom e sorri, enquanto cavalga sobre um cavalo branco no monte Paektu.
O mistério ficou por conta da informação divulgada pela agência estatal, a KCNA, segundo a qual o líder repete a tradição sempre que "uma grande operação para maravilhar o mundo novamente" está para acontecer.
Ele esteve no local, considerado lar espiritual do povo das Coreias por ser berço de Dangun, fundador do reino coreano, em 2017, após lançar o maior míssil intercontinental da história norte-coreana. Também foi à região antes do discurso sobre negociações de paz com a Coreia do Sul. Em 2018, esteve lá ao lado do presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Como se vê, a visita pode ter aspectos pacíficos, de reconciliação, ou belicosos.
A Coreia do Norte é o país mais fechado do mundo. Logo, as ações de marketing de Kim podem significar muitas coisas, inclusive nada. Pode ser apenas uma imagem para mostrar o ditador como líder forte, quase um ser acima do bem e do mal, diante da população. Mas também é possível especular que, por trás das fotos, haja um fato concreto: as negociações com os Estados Unidos voltaram a avançar, depois que os dois lados saíram antecipadamente de uma das reuniões de cúpula.
Um acordo definitivo de paz entre as duas Coreias, tecnicamente em guerra desde 1951 teria impacto histórico. O conflito na Península, um dos mais cruéis da Guerra Fria, foi encerrado apenas com cessar-fogo em 1953, e não com um tratado de paz.
Abaixo, momentos em que Vladimir Putin, aparentemente inspirador de Kim, é fotografado em imagens milimetricamente preparadas para repercutir internacionalmente.