Contra o abuso de menores
O papa Francisco, ao término de uma reunião histórica no Vaticano sobre a luta contra a pedofilia, no domingo (24), comparou a "praga" dos abusos sexuais de menores com práticas religiosas do passado, de oferecer seres humanos em sacrifício. A frase foi dita em seu discurso de encerramento do encontro no Vaticano. Francisco pediu uma "batalha total" contra um crime que ele chamou de abominável e que deve ser "apagado da face da Terra".
Sem intervenção militar
Depois do fracasso da oposição em fazer entrar a ajuda humanitária na Venezuela, o Grupo de Lima reuniu-se, na segunda-feira (25), em Bogotá e rejeitou a ideia de intervenção militar. Na quinta-feira, o autoproclamado presidente Juan Guaidó, que estava proibido pelo regime Nicolás Maduro de deixar o país, esteve em Brasília, onde encontrou-se com o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (28).
Repressão à imprensa
O jornalista Jorge Ramos e uma equipe da Univisión, um dos principais canais hispânicos dos Estados Unidos, foram deportados da Venezuela na terça-feira (26), após serem detidos por mais de duas horas no Palácio de Miraflores, enquanto entrevistavam Nicolás Maduro.
Ramos, apresentador da Univisión, explicou que estava entrevistando Maduro quando mostrou um vídeo de jovens que comiam alimentos de um caminhão de lixo. No momento, o ditador "interrompeu a entrevista e saiu".
Risco nuclear
Na quarta-feira (27), aviões paquistaneses fizeram ataques na região da Cachemira, abateram dois caças indianos e aprisionaram um dos pilotos. A Índia afirmou ter derrubado um caça paquistanês. Foi a primeira vez em quase 50 anos que os inimigos Índia e Paquistão travaram um embate aéreo. O mundo prendeu a respiração com medo de uma guerra nuclear entre os dois países.
Oportunidade perdida
Começou com otimismo e terminou com um banho de água fria. Assim foi a segunda reunião de cúpula entre Donald Trump e e o ditador norte-coreano Kim Jong-un, na quarta-feira (28). Não houve acordo para um próximo passo rumo à desnuclearização da Península Coreana. O encontro foi encerrado antes do prazo.