“Fim” do comunismo em Cuba
O anteprojeto aprovado no domingo pelo alto comando do governo de Cuba prevê a retirada da palavra “comunismo” da Constituição. Também aprova o casamento gay e permite a propriedade privada. Trata-se do início da queda dos pilares do sistema que vigorou na Ilha dos Castro por décadas.
Constrangimento entre Brasil e Nicarágua
A crise na Nicarágua, além de constranger a esquerda latino-americana, sugou o Brasil para o centro da tensão. Na segunda-feira, a pernambucana Raynéia Lima, estudante de Medicina em Manágua, foi morta a tiros. Ela não participava de manifestações que pedem a saída do presidente Daniel Ortega. Na sexta-feira, um suspeito foi preso.
O terror ainda vive
Golpeado, mas não morto. O autoproclamado Estado Islâmico cometeu, na quarta-feira, o maior atentado desde 2011. Foi na região de Sueida, na Síria, e matou mais de 200 pessoas.
Trump, o censor
A decisão da Casa Branca de proibir que a repórter Kaitlan Collins, da CNN, cobrisse um evento do governo por ter feito “perguntas inapropriadas” ao presidente Donald Trump não condiz com o tradicional espírito democrático dos Estados Unidos. A Associação de Correspondentes da Casa Branca e até emissoras rivais se solidarizaram com a repórter e com a CNN.
O Hemisfério Norte ferve
O Hemisfério Norte vive um verão mais quente do que a média. Cidades no Japão, no Canadá e até a gélida Suécia estão sendo afetadas por altas temperaturas. Na quinta-feira, o governo grego disse dispôr de “indício sério” de que o incêndio que causou mais de 80 mortos tem origem criminosa.