Em meio à discussão sobre as quase 2 mil crianças que estão separadas de seus pais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira sua intenção de criar uma força armada voltada para atuação no... espaço.
Pela ideia do presidente, seria um sexto braço das forças armadas e asseguraria o "domínio americano" do espaço.
— Estou me dirigindo ao Departamento de Defesa e ao Pentágono para que comecem imediatamente o processo necessário para criar uma força espacial como a sexta divisão das Forças Armadas — disse Trump.
A medida precisa de aprovação do Congresso.
— Quando se trata de defender os Estados Unidos não basta a nossa presença no Espaço, tem que haver um domínio americano do Espaço — acrescentou Trump, na ordem ao Pentágono.
Sobre os detalhes e o papel específico desta força espacial, os mesmos não foram especificados por enquanto. Essas afirmações de Trump foram feitas no início do terceiro encontro do Conselho Nacional Espacial, um organismo consultivo a cargo do vice-presidente Mike Pence.
Trump também anunciou que assinaria uma ordem sobre o manejo do tráfego espacial, que teria como objetivo supervisionar objetos em órbita, evitar colisões e o impacto com escombros presentes no espaço.